• O realismo na literatura juvenil

Este livro tem como tema a trajetória de Odette de Barros Mott, uma das mais importantes escritoras brasileiras para jovens entre 1960 e 1980.
Odette foi autora de uma das mais prestigiosas coleções de ficção da época: a Jovens do Mundo Todo, publicada pela Editora Brasiliense.
Depois de iniciar a carreira com aventuras que transcorriam em fazendas ou lugares inóspitos, como era a tradição, surpreendeu a todos com uma súbita virada temática em seus livros, que passaram a ter características realistas, focalizando a trágica situação vivida pelas classes sociais menos favorecidas no Brasil. Aos traços realistas Odette acrescentou outra inovação: substituiu protagonistas de classe média por adolescentes pobres, e o mundo rural pela cidade, como espaço para a ação.
Contrariando expectativas, sucessos como Justino, o retirante (1970), a história de um menino de onze anos que abandona a caatinga, fugindo sozinho da seca nordestina, e A rosa dos ventos (1972), que relata aspectos da vida de jovens trabalhadores pobres da cidade de São Paulo, transformaram Odette na autora mais vendida e mais popular entre os jovens da época.
Surpreendentemente, porém, depois de quase vinte anos de absoluto sucesso, sua carreira entrou em rápido declínio. A Brasiliense deixou de publicar seus livros e a escritora viu seu nome ser praticamente apagado da história da literatura infantojuvenil brasileira.
Que condições levaram a carreira de Odette de Barros Mott ao sucesso e ao súbito declínio? Quem era o público que dava sustentação a seu prestígio? Como funcionava o mercado editorial naquele tempo?
Essas são algumas das perguntas que esta obra busca responder.

Código: 171832
EAN: 9786557781142
Peso (kg): 0,350
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,50
Especificação
Autor Lenice Bueno
Editora ZOUK
Ano Edição 2023
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O realismo na literatura juvenil

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$65,00