Este livro traz um rico panorama histórico da Educação Secundária no Brasil, iniciando pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no século 19. O ensino secundário vem tendo visibilidade nas avaliações dos sistemas nacionais de ensino e nas discussões sobre a democratização da educação e o acesso ao ensino superior. No mundo ocidental, até meados do século XX, esse nível de escolarização era dirigido especialmente aos adolescentes das classes abastadas e do sexo masculino. Com a massificação do ensino secundário colocada em marcha nas últimas décadas, verificam-se ainda relevantes exclusões e desigualdades escolares vinculadas a desigualdades sociais. Constata-se também que o ensino secundário apresenta historicamente mais permanências do que inovações na sua cultura escolar, fato ligado, em boa medida, à deficiência na formação docente. A obra mostra como, no final do séc. 19, o ensino secundário no mundo ocidental passou por processos de modernização, que envolveram a afirmação do vernáculo, das línguas modernas e dos conhecimentos científicos, a seriação do currículo, o controle e a autorregulação dos alunos, e a incrementação da formação de professores.
Código: |
66076 |
EAN: |
9788563381446 |
Peso (kg): |
0,592 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,70 |
Especificação |
Autor |
Eduardo Arriada |
Editora |
PACO EDITORIAL |
Ano Edição |
2011 |
Número Edição |
1 |