A identidade é o que nos difere e nos aproxima de outra pessoa. Somos únicos no mundo como pessoa, mas construímos a identidade profissional nas relações coletivas uns com os outros; nas relações entre professor-alunos-professor. A construção da identidade profissional docente é uma soma de modos de ser, que incorporam normas e regras do ser professor num sentimento de pertença profissional, que passa por mudança a cada investimento feito na profissão. Investir na profissão fortalece o sentimento de pertença à classe docente. Investimento e pertença são essenciais na atualidade, dado que as transformações pelas quais passam as profissões e a sociedade contemporânea são rápidas e destabilizadoras, quando o Ser passa por mudanças impostas por transformações científicas, tecnológicas e, por conseguinte, pessoais. Este livro resulta de um estudo que foi realizado entre os anos de 2011-12, com três professoras que atuam no ensino da Matemática em escola públicas de Portugal e procuraram investir na profissão. A metodologia adotada nesta investigação situa-se no modelo interpretativo. Foram construídos três estudos de caso de professoras de Matemática, baseando-se, essencialmente, na análise de três entrevistas. Este estudo indicou que o investimento na profissão (mestrado e doutorado) contribui para (re)construção da identidade profissional docente, reorientando e reorganizando o trabalho na escola. Além disso, fazer o mestrado e o doutorado não afastou as professoras de seu ser docente, mas fortaleceu o sentimento de pertença profissional baseado no gosto pela Matemática, no prazer do ensino, na satisfação profissional e na conquista da autonomia e promoção da segurança e maturidade profissional.
Código: |
77629 |
EAN: |
9786525113180 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Josimar de Sousa |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
2 |