A coletânea intitulada A queixa escolar na perspectiva históricocultural: da educação infantil ao ensino superior traz resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao processo de escolarização e à queixa escolar em todos os níveis de ensino, isto é, da educação infantil ao ensino superior, numa interface entre Psicologia e educação, a partir dos preceitos teóricos da Psicologia HistóricoCultural. Destacase que esta perspectiva teórica compreende o desenvolvimento humano como resultante de condições históricosociais e empreende uma leitura crítica acerca dos problemas que perpassam o processo de escolarização, buscando contribuir para a elaboração de reflexões e compreensões que possibilitam fazer a contraposição às concepções individualistas, que partem de um viés biologicista e patologizante do desenvolvimento humano, e que culminam na culpabilização de alunos. Com esta obra, vemos aberta a possibilidade de vislumbrarmos uma forma de compreensão e análise das queixas escolares para além do aluno, de forma a não o responsabilizar por todos os obstáculos no processo de escolarização. Dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas e publicações sobre esta temática se justifica pela necessidade de refletir sobre a educação que vem se materializando, a qual nem sempre tem se firmado em prol da apropriação do conhecimento e de mediações que oportunizem o pleno desenvolvimento humano.
Código: |
25296 |
EAN: |
9786555781458 |
Peso (kg): |
0,380 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,40 |
Especificação |
Autor |
Fauston Záira Fátima de Rezende Gonzalez; Negreiros Silvia Maria Cintra da; Leal Nilza Sanches Tessaro; Silva Leonardo |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |