• Alfabetização com letramento uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina

Esta pesquisa teve por objetivo analisar conteúdo e pressupostos teórico-metodológicos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, para identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado Catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. O estudo teve por base a perspectiva epistemológica histórico-crítica, sob a qual efetuou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. A questão norteadora das discussões foi a de pensar de que maneira a Proposta Curricular Catarinense cumpre sua função de orientar o trabalho de alfabetização com letramento dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental nas escolas públicas estaduais. A importância de responder a esse questionamento reside em refletir sobre a autonomia dos Estados da Federação em desenvolver uma Proposta Curricular para as escolas públicas estaduais e que as orientações sejam de fato a base do trabalho pedagógico para as escolas. Para que se efetive, há necessidade de que os professores da rede de ensino compreendam os conteúdos veiculados na Proposta, composta sob o materialismo histórico de perspectiva marxista.

Código: 25286
EAN: 9788544400401
Peso (kg): 0,420
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,30
Especificação
Autor Maria de Lourdes Pinto de Ivonete Benedet Fernandes; Almeida Coan
Editora EDITORA CRV
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Alfabetização com letramento uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$63,20