Esta pesquisa teve por objetivo analisar conteúdo e pressupostos teórico-metodológicos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, para identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado Catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. O estudo teve por base a perspectiva epistemológica histórico-crítica, sob a qual efetuou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. A questão norteadora das discussões foi a de pensar de que maneira a Proposta Curricular Catarinense cumpre sua função de orientar o trabalho de alfabetização com letramento dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental nas escolas públicas estaduais. A importância de responder a esse questionamento reside em refletir sobre a autonomia dos Estados da Federação em desenvolver uma Proposta Curricular para as escolas públicas estaduais e que as orientações sejam de fato a base do trabalho pedagógico para as escolas. Para que se efetive, há necessidade de que os professores da rede de ensino compreendam os conteúdos veiculados na Proposta, composta sob o materialismo histórico de perspectiva marxista.
Código: |
25286 |
EAN: |
9788544400401 |
Peso (kg): |
0,420 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Maria de Lourdes Pinto de Ivonete Benedet Fernandes; Almeida Coan |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |