A organização deste livro foi motivada pela convocação que o Professor Almerindo Janela Afonso tem feito em defesa de uma reatualização da avaliação como forma de contraposição a concepções redutoras e conservadoras de avaliação assumida como resultados de desempenho dos estudantes. O autor alerta para a saturação de abordagens repetitivas e previsíveis e nos convida a exercitar nossa capacidade criativa buscando as contribuições de diferentes perspectivas teóricas em diferentes campos de conhecimento que podem ser produtivas para des-sedimentar fundamentos que sustentam parte considerável da produção acadêmica no campo. A obra reúne textos que se somam a esse movimento. Mais do que soluções a priori, são reflexões que nos convidam a pensar na possibilidade de pensar e ousar fazer diferente. Reúne pesquisadores que têm contribuído para a produção de reflexões sobre a importância/necessidade da avaliação pedagógica, ou didática, em um contexto em que tem se intensificado a percepção equivocada de que os resultados obtidos nas avaliações em larga escala expressam as aprendizagens dos estudantes nas escolas. Por fim, se os textos aqui reunidos puderem contribuir para que a reflexão sobre possibilidades de fazer diferente chegue à escola, o objetivo da obra terá sido alcançado.
Código: |
76051 |
EAN: |
9786525112954 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Talita Vidal Pereira |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |