Fruto de uma pesquisa de doutorado cuidadosamente conduzida no município de Vilhena (RO), este caderno didático-pedagógico convida educadores a mergulharem na potente articulação entre literatura infantil e estratégias de leitura. A obra apresenta não apenas fundamentos teóricos sobre o papel ativo do leitor e a importância da leitura literária em sala de aula, mas também propõe possíveis caminhos para formar crianças leitoras. Por meio da aplicação prática das estratégias de leitura, sumarização, visualização, sintetização, questionamento, inferência e conexões, o material transforma a leitura em um processo significativo, dialógico e culturalmente situado. As atividades sugeridas nascem da vivência com uma turma do 5º ano, o que confere ao produto densidade e aplicabilidade. Além disso, a valorização de autores locais e de obras reconhecidas nacionalmente amplia o repertório e aproxima o leitor do seu contexto. Este caderno é mais do que uma proposta pedagógica: é um convite à transformação das práticas de leitura, um instrumento para quem acredita que toda criança tem o direito de compreender o mundo pela literatura.
| Código: |
236064 |
| EAN: |
9786525181776 |
| Peso (kg): |
0,084 |
| Altura (cm): |
28,00 |
| Largura (cm): |
21,00 |
| Espessura (cm): |
4,00 |
| Especificação |
| Autor |
Elaine Rodrigues Nichio |
| Editora |
EDITORA CRV |
| Ano Edição |
2025 |
| Número Edição |
1 |