Escrever cartas à mão tem sido uma experiência esquecida nos últimos tempos em função dos avanços da tecnologia e outras formas de comunicação. A proposta da disciplina “Formação de Educadores e Ação Docente” do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá possibilitou a docentes, discentes da pós-graduação e alunos destes estudantes, a produção da escrita de cartas como recursos didáticos de avaliação da disciplina. As cartas como instrumentos didáticos avaliativos possibilitaram aos alunos expressarem seus sentimentos, subjetividades e reflexões sobre o papel do professor na atualidade. O livro abrange professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior e Instituições Públicas e Organizações Não Governamentais que atendem crianças que realizam tratamento de saúde e participam de projetos educacionais. Os textos apresentam diferentes pesquisas de campo e múltiplas estratégias produzidas nas cartas e desenhos sobre o que é ser professor. Os livros-cartas de Paulo Freire e de Zigmunt Bauman contribuíram para reflexões sobre os processos didáticos de educar através de ações humanizadas, amorosas, políticas e reflexivas na atualidade. As ideias do livro, os artigos e as pesquisas foram discutidas e compartilhadas, ao longo da disciplina, em processos conjuntos de construção de conhecimentos e saberes. As cartas pedagógicas mostraram-se recursos didáticos expressivos para avaliação do conhecimento e reflexões sobre educação.
Código: |
28874 |
EAN: |
9788544424827 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |