As classes multisseriadas caracterizam-se como uma organização escolar que reúne alunos de várias séries/ano em um mesmo espaço/sala e que tem sido historicamente sustentada por políticas compensatórias e anômalas às suas singularidades com ausências de políticas públicas específicas. Como consequência, a maioria das escolas com salas multisseriadas apresentam precariedade de infraestrutura e de recursos pedagógicos, além do isolamento e da sobrecarga que afetam o trabalho dos professores/as comprometendo o processo de ensino e aprendizagem em suas diferentes dimensões e alimentando a representação negativa quanto à qualidade da educação oferecida nesse contexto. O discurso da falta de qualidade da educação multisseriada tem sido o argumento utilizado para legitimar a sua extinção por meio do fechamento de escolas. As classes multisseriadas possuem importância política e educacional tendo em vista que elas são responsáveis pela iniciação escolar de um grande quantitativo de crianças que vivem no campo brasileiro. Certamente o problema não é a configuração multisseriada, mas a ausência de políticas públicas educacionais que atendam às especificidades dessa realidade. Este livro defende que classes multisseriadas promovem sim práticas pedagógicas escolares exitosas promovendo uma educação inclusiva com respeito à diversidade.
Código: |
76072 |
EAN: |
9786525110059 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,60 |
Especificação |
Autor |
Maria Joselma do Nascimento Fábio Josué Souza dos; Franco Terciana Vidal; Santos Moura |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |