A peculiaridade de uma coleção desta natureza se dá pela necessidade latente de discussão sobre a interação e articulação entre os três pilares do conhecimento, pesquisa, ensino e extensão, bem como, reflexões acerca de alternativas de formação adequadas às expectativas sociais, as quais exigem uma rápida implantação, já que temos um sistema produtivo em constante transformação. As atividades humanas em geral, tornaram-se dependentes de uma vultuosidade de conhecimento e informações, não antes exigida, devido principalmente a introdução da tecnologia no modo de vida dos sujeitos. Porém a aprendizagem não deve ser qualificada somente pela quantidade de egressos dos bancos escolares, mas essencialmente pela influência que a formação deste indivíduo teve sobre a sua evolução intelectual e pessoal, assim como o benefício que este pode retribuir a sociedade. Portanto assumir uma conduta contemporânea e transformadora da realidade social implica ampliar e estimular a associação entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo educacional estruturado, a fim de dar respostas a sociedade. O educador, instrumento no processo de conhecimento, têm mais possibilidades para extrapolar as paredes da sala de aula e aplicar um conceito de complementariedade do desempenho acadêmico, enfatizando a reflexão crítica e a autonomia teórico-prática dos saberes. Ao colocar no alcance do meio profissional e de entusiastas da educação, um farto material de diversas áreas do conhecimento e socializar pesquisas no âmbito dos diferentes saberes disciplinares, esta obra amplia o conhecimento e reforça o caráter transformador do tripé do ensino, por meio da dedicação dos pesquisadores permitindo este diálogo entre sociedade e academicismo. Também faz-nos refletir sobre os desafios que a educação assume no contexto atual de sociedade.
Código: |
29660 |
EAN: |
9788544429273 |
Peso (kg): |
0,590 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,50 |
Especificação |
Autor |
Tarcisio Dorn de Oliveira |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |