O COMPÊNDIO APTAMENTE reúne 5 Módulos Cognitivos de caráter manipulativo (material transformável para manuseamento prático) que apresentam diversos desafios com vista ao enriquecimento, à estimulação, à reabilitação e ao treino do potencial cognitivo da população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou com Dificuldades de Aprendizagem (DA). Este instrumento psicopedagógico apresenta propostas de resolução prática assentes em diversos desafios cognitivos [tarefas], para que sejam executados pelo sujeito com NEE ou DA. O COMPÊNDIO APTAMENTE destina-se exclusivamente ao Educador (aqui entendido como professor, professor de Educação Especial, psicólogo, familiar, terapeuta ou um outro elemento), uma vez que pretende ser uma ferramenta de apoio à aprendizagem e à relação psicopedagógica entre o Educador (sujeito emissor) e o sujeito com NEE ou DA (sujeito recetor). O sucesso, a eficácia e a eficiência deste instrumento depende da aplicação, estilo e frequência de todo um processo de mediação/mediatização, enquanto incremento à proficiência cognitiva dos sujeitos com NEE ou DA. Este é o Volume I da coleção Compedium. «A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente foram desenhados para crianças com diferenças e preferências, dificuldades e défices cognitivos, e visam, essencialmente, ser implementados em termos educacionais, para prevenir, compensar e combater disfunções, perturbações e transtornos de aprendizagem.» Professor Doutor Vítor da Fonseca «(…) a Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente (…) são obras fundamentais para a formação inicial e continuada de professores. Professor Doutor Vítor da Fonseca «Trata-se de programas de facilitação e de promoção de competências cognitivas que merecem todo o cuidado da parte de todos os profissionais de educação, e não só, que têm a seu cargo crianças ou jovens com tais problemas, pois a nossa escola encontra-se bastante carenciada de programas de enriquecimento de pré-aptidões e de competências cognitivas básicas de aprendizagem, bem como, de programas de prevenção de insucesso escolar.» Professor Doutor Vítor da Fonseca «Pensamos que muitos professores encontrarão inspiração para a diversidade a partir das inovadoras sugestões que estes instrumentos apresentam. Se tais situações e suportes de aprendizagem resultaram com crianças com défices cognitivos, pensamos que muitas crianças poderão beneficiar com os desafios, as tarefas e as propostas neles sugeridos.» Professor Doutor Vítor da Fonseca «A escola não pode continuar a resistir à mudança, tem de se adaptar à neurodiversidade, precisa de novos recursos de avaliação dinâmica e de novos modelos de intervenção preventiva, os instrumentos agora apresentados podem ser um deles, é essa uma das nossas recomendações.» Professor Doutor Vítor da Fonseca
Código: |
188712 |
EAN: |
9789895145041 |
Peso (kg): |
0,100 |
Altura (cm): |
22,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Fernanda Bastos |
Editora |
CHIADO EDITORA |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
1 |