• Competição ou avaliação?

Em 2005, as escolas públicas foram surpreendidas por uma proposta de inscrição em uma Olimpíada de Matemática. Estava iniciando a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o lema Somando Novos Talentos. Nessa perspectiva e enquanto protagonistas desse processo, desenvolvemos essa obra com o objetivo principal de analisar a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) a fim de verificar se ela se constitui como uma política educacional de avaliação em larga escala. Nesta publicação são apresentadas, conceituadas e contextualizadas, as políticas educacionais da Educação Básica, no Brasil, pós década de 1990. Também, realizou-se uma análise das avaliações em larga escala como base da política educacional. Apresenta-se a OBMEP, suas características e regulamentos como possibilidade de uma política avaliativa. A OBMEP é de grande amplitude, sendo considerada a maior competição de Matemática do mundo. Embora não obrigatória, é composta por provas padronizadas e acontece regularmente a cada ano. Abrange todas as escolas e todos os alunos da rede pública de ensino e seu foco é a aprendizagem matemática. Esta Olimpíada foi implementada no governo Lula e permanece no governo Dilma, mas não se sabe se terá continuidade nos próximos governos, logo ela ainda é considerada uma política de governo e não de Estado. Alerta-se, neste estudo, o cuidado com práticas avaliativas centralizadoras, as quais podem desconstruir o prazer que o aluno teria em ampliar sua compreensão, elevar sua criatividade e seu nível intelectual.

Código: 26142
EAN: 9788544405321
Peso (kg): 0,160
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,93
Especificação
Autor Achille Mbembe
Editora EDITORA CRV
Ano Edição 2015
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Competição ou avaliação?

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$43,08