Deficiência Intelectual: primeiras experiências de escolarização apresenta o legado deixado pelo primeiro especialista em deficiência intelectual da história – Edouard Séguin. Edouard Séguin iniciou sua trajetória profissional como professor de crianças com deficiência intelectual e dificuldades para aprender. Formou-se médico somente aos 50 anos, quando já vivia nos Estados Unidos. No entanto, apesar de, por escolha própria, ter se formado tardiamente em medicina, seus textos, relativos a seu trabalho como professor de jovens e crianças com deficiência intelectual, mostram o domínio que ele tinha do que era expressivo na área da medicina e também domínio de conceitos e explicações que evidenciam o conhecimento da organização do trabalho escolar. Edouard Séguin, inspirado nos trabalhos de Jacob Rodrigues Pereira e Jean Marc Gaspard Itard – que defenderam a ideia de que o homem é capaz de aprender quando submetido a um método de educação que atenda a suas reais necessidades – apresentou na prática o que ainda era considerado improvável na área da medicina e da educação – a possibilidade de educar crianças e jovens com deficiência em um espaço escolar. Em seu sistema educativo, eram considerados os conhecimentos que cada criança possuía e, a partir disso, planejava atividades que partiam do conhecido para o desconhecido; do simples para o complexo. Mostrar que toda criança é capaz de aprender é apenas uma das propostas do trabalho de Edouard Séguin. Seu trabalho foi considerado por Maria Montessori um marco importante na educação das crianças com e sem deficiência; no entanto, apesar de seu pioneirismo e mesmo da atualidade de suas ideias, sua obra encontrava-se esquecida.
Código: |
25195 |
EAN: |
9788544418550 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Kaciana Nascimento da Silveira Rosa |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |