A interpretação da experiência e vivência da prática docente dos professores por meio da escrita dos diários tem sido focalizada na pesquisa qualitativa em educação. Nesta obra, está sistematizado o resultado de pesquisa-ação desenvolvida durante o curso de mestrado, cujos interlocutores eram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escola pública. A reflexão aguçada diante do mundo faz parte da natureza existencial da vida humana. Por conseguinte, a pertinência e o sentido da pesquisa são explicados não apenas pelo pensamento e pela ação, mas porque o ser humano está em ação e para além desta. É fato que ações e necessidades superam escolhas apriorísticas, visto que são frutos das condições sócio-históricas que a pessoa se inclui e se transpõe porque a ação tem caráter social. Considerando que a significação vai além da palavra dada pelo falante e interlocutor, pois é o efeito da interação da minha voz com a com voz do outro. Nesse caso, as interações com as discentes do curso de Pedagogia e as enunciações produzidas por via do curso de Doutorado (2014) foram fundamentais e determinantes para que me engajasse nessa publicação. Ao longo deste livro, as narrativas da prática docentes revelam a dimensão reflexiva desencadeada na e a partir da prática pedagógica, informando o encontro com os diários, a relação ensinar-aprender e a influência da escrita dos diários na docência, explicitando limites e possibilidades do trabalho docente caracterizado pelas ações formativas da reflexão crítica. Sinta-se à vontade, leia, especule, indague..., sempre atento às necessidades de suas lentes.
| Código: |
26184 |
| EAN: |
9788544406533 |
| Peso (kg): |
0,390 |
| Altura (cm): |
21,00 |
| Largura (cm): |
14,00 |
| Espessura (cm): |
1,30 |
| Especificação |
| Autor |
Hilda Maria Martins Bandeira |
| Editora |
EDITORA CRV |
| Número Edição |
1 |