• Docentes universitários em início da profissão

Esta obra é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal compreender o processo de construção de professores iniciantes na docência universitária. Na perspectiva para tal compreensão foi desenvolvida uma investigação qualitativa, ouvindo, através de narrativas, docentes que atenderam aos critérios definidos pelo estudo, na condição de iniciantes na carreira universitária, com não mais de cinco anos como professores nesse nível de ensino. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, algumas questões foram norteadoras, em especial as relacionadas aos percursos de formação dos professores, aos estímulos que tiveram para a escolha profissional, e às influências de sua condição de estudantes, a partir das aprendizagens adquiridas com seus ex-professores, bem como compreender o impacto da formação acadêmica na sua profissionalidade. Procuramos, também, desvendar se receberam apoio institucional para essa fase de inserção, e que importância atribuem a um possível movimento nessa direção. Ampliando ainda mais os estudos, provocamos as narrativas sobre as principais experiências que marcaram a trajetória inicial da docência, e o que significaram para as suas práticas pedagógicas. Interessou, também, ao estudo, compreender o valor que atribuem à didática universitária, e como as estratégias de formação e de desenvolvimento profissional podem ser mobilizadas para fortalecer a docência. Trazer à superfície o encontro do eu professor com o sentido, o vivido, e o experienciado, foi uma possibilidade de compreender com mais clareza como professores iniciantes se constroem na docência universitária.

Código: 28107
EAN: 9788544432143
Peso (kg): 0,380
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Especificação
Autor Vera Lúcia Reis da Silva
Editora EDITORA CRV
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Docentes universitários em início da profissão

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$71,60