Nesta obra tematizamos a Educação Física Escolar Crítica em uma escrita que emerge do conhecimento produzido por professores que, como pesquisadores que são, problematizam e compartilham experiências docentes e posicionamentos teórico-conceituais. Trata-se de um movimento que parte “de dentro” das escolas, ou seja, da reflexividade sobre o cotidiano de trabalho sustentada em leituras críticas de mundo. Logo, demarca nos capítulos iniciais a defesa do pensamento crítico como maneira de compreender a vida em sociedade e exercer a docência da Educação Física Escolar Crítica para, nos capítulos seguintes, apresentá-la através de experiências docentes e seus aportes conceituais específicos. Com isso, queremos frisar que não há uma única maneira de compreender nem de materializar a Educação Física Escolar Crítica, até porque, se bem lembrar, a tradição do pensamento crítico demarca um campo teórico que valoriza e estimula a pluralidade de modelos críticos em seu interior. Por conseguinte, a crítica se expressa na prática educativa de professoras e professores que entendem que não há conhecimento pronto, oficial, comum, concluído nem de maior valor que outros; mas, sim, que há um compromisso político-social com um tipo específico de formação que nos une: uma formação humanizada e crítica. Eis, então, nosso convite para dialogar conosco ao ler as experiências docentes que selecionamos para localizar a Educação Física Escolar Crítica que defendemos.
Código: |
74966 |
EAN: |
9786525111766 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Especificação |
Autor |
Samuel Nascimento de Márcio Cardoso; Araújo Leandro Oliveira; Coelho Rocha |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |