Os artigos que compõem esta coletânea são resultado de um empreendimento de coragem, de ousadia e, acima de tudo, de entusiasmo e encantamento pela educação como devir, como possibilidade. Assim, o livro nasce encravado no cotidiano de estudantes e professores envolvidos em experiências de ensino, pesquisa e extensão, materializadas em sessões de estudos dirigidos, seminários e orientações individuais, elementos fundamentais na formação docente, que provocavam reflexões e posicionamentos éticos e políticos dos autores em face das diferentes realidades por eles estudadas. Tivemos como escopo principal ampliar e consolidar práticas que estreitassem laços entre a universidade e a escola de educação básica, tanto por meio do ensino, via formação continuada, quanto por meio da pesquisa, via estágio supervisado com inserção de alunos (as) nos contextos de educação escolar e não escolar. Interessou-nos, muito mais do que provocar eventuais rupturas teórico-epistemológicas, abrir espaço para o que de novo vem se fazendo na formação de professores, instituindo a pesquisa como eixo estruturante da formação acadêmico-científica. Por isso, mas também devido ao tempo como cronologia e como subjetividade, socializamos os conhecimentos produzidos como etapas progressivas de formação de sujeitos que, em diferentes abordagens e em diferentes tempos, demonstram sensibilidades, criatividade, empenho e, sobretudo, compromisso com a construção do conhecimento na perspectiva da diversidade – diversidade que, para além de um discurso ou bandeira de luta, é aqui concebida como traço inerente à vida e, como tal, nos instiga a compreendê-la, do lugar onde estamos e atuamos como sujeitos que ensinam, que aprendem e que, acima de tudo, refletem sobre seu fazer.
Código: |
25629 |
EAN: |
9788544408995 |
Peso (kg): |
0,440 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,70 |
Especificação |
Autor |
Vilma Aparecida de Pinho |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |