As políticas educacionais curriculares de ampliação do tempo escolar estão relacionadas às influências políticas, econômicas e internacionais que concebem e incentivam o tempo ampliado como principal instrumento para investir em políticas de proteção social e de desenvolvimento econômico. No que diz respeito à América Latina, diversos estudos analisaram os programas de ampliação do tempo escolar e diversificação curricular implantados a partir da década de 1990. Na maioria dos países da região, existe uma ampla discussão sobre o currículo do Ensino Médio e sua relação com o campo do Trabalho, com a formação técnica profissional, com estudos da Educação Superior, com a cidadania e com os desafios das juventudes para o século XXI. No contexto atual, por exemplo, percebe-se que o setor empresarial vem assumindo responsabilidades em relação ao Ensino Médio e à Educação de Tempo Integral, atuando na produção de conteúdos e de protótipos curriculares especialmente direcionados para a escola pública. No cenário contemporâneo, a defesa ou a implementação da ampliação da jornada escolar completa para o Ensino Médio público vem evidenciando uma série de dilemas e desafios, sobre os quais os autores e autoras desta obra enfrentaram com rigor e muita reflexão.
Código: |
78689 |
EAN: |
9786525123929 |
Peso (kg): |
0,490 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
3,50 |
Especificação |
Autor |
Jaqueline Sergio; Moll Monica Ribeiro da; Martinic Éder da Silva; Silva Silveira |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2022 |
Número Edição |
1 |