Com o objetivo de compreender contribuições da formação didático-pedagógica para o processo de reconstrução da identidade profissional docente do professor universitário, Renata da Costa Lima brinda o leitor com um texto elucidativo de domínio do conhecimento educacional. Judiciosamente conduzida, a pesquisa tem origem no entrecruzamento entre o objeto de estudo e a trajetória da pesquisadora. O objeto é a formação continuada didático-pedagógica no contexto universitário. A discussão teórica do objeto foi buscar nas raízes históricas da universidade (modelos jesuítico, napoleônico e humboldtiano, bem como as influências contemporâneas) as bases do problema recortado. Essa operação intelectual dá estofo histórico ao objeto e atende amplamente a demanda de contextualização. A pesquisa é rigorosamente construída, denotando o domínio sobre a noção de formação continuada de professores da educação superior, sobre a teoria das Representações Sociais. Esses condicionantes concorrem para uma bem fundamentada análise das informações coletadas. Constata-se que as várias etapas do método são cuidadosamente observadas, inclusive com passagens de auxílio e orientação ao leitor/a. Todas essas qualidades tornam o livro de leitura necessária aos que se preocupam com a formação continuada didático-pedagógica de professores universitários. José Batista Neto PPGE/CE/UFPE
Código: |
26647 |
EAN: |
9786558683650 |
Peso (kg): |
0,420 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,50 |
Especificação |
Autor |
Renata da Costa Lima |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |