Reconhecendo as lacunas no ensino de Ciências e Biologia acerca da educação intercultural, esta obra pauta-se na aplicação de uma Sequência Didática (SD) aos professores indígenas de Ciências e Biologia, objetivando investigar como uma sequência didática pode proporcionar a incorporação das tecnologias educacionais nos planejamentos pedagógicos dos professores indígenas como um recurso alternativo para trabalhar o ensino de biologia de forma intercultural. Ancorando-se no aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e na Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, os dados foram construídos e direcionaram a elaboração da Sequência Didática. A SD, foi aplicada com o desenvolvimento de atividades envolvendo o recurso de apresentação de slides “PowerPoint” e da produção de vídeos “Movie Maker”. Os resultados dos discursos apontaram dentre outas situações que as Tecnologias Educacionais representam uma ferramenta importante tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto no crescimento profissional e pessoal destes professores indígenas em formação. Cabe salientar que os conteúdos científicos de Ciências e Biologia, no que diz respeito à classe dos Mamíferos, presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas indígenas, são colocados de forma desconexa com o modo de ser e viver dessas comunidades. Demonstramos que o uso da Sequência Didática proposta, mediada pelas Tecnologias Educacionais e aplicadas durante a formação de professores indígenas, pode auxiliar no ensino de ciências e Biologia nas escolas destas comunidades.
Código: |
29835 |
EAN: |
9788544435960 |
Peso (kg): |
0,180 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,60 |
Especificação |
Autor |
Aldrin Cleyde da Vera de Mattos; Cunha Janielle da Silva; Machado Melo |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
2 |