Após trinta e cinco anos de labuta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, expus relato de trabalho, no caso, docente – tendo, como suporte, a memória –, em vista a quem se propõe à responsabilização com o processo ensino-aprendizagem, ante indicação de que, vivendo, experimentando e saboreando, diariamente, a docência como lugar de aprendizagem/trabalho, é que se aprende a ser docente. Daí, portanto, a importância de saber que a nossa formação é permanente, num ir e vir constante, em síntese provisória, pois, não há descanso para o processo de construção do conhecimento, não há reta de chegada, não há certezas definitivas, com sua limitação no tempo e no espaço, mas sua ilimitabilidade de construção e reconstrução. Por fim, a expectativa de que a experiência problematizadora com o ensino – arrazoada, aqui, através da rememoração –, desde a segunda metade dos anos oitenta do século passado, concretizada em contexto desfavorável, seja contribuição para o prosseguimento da prática e para o desenvolvimento do próprio conhecimento, ciente de que muito ainda precisa ser feito em vista a um ensino de qualidade e, que atenda a maioria da população brasileira.
Código: |
25410 |
EAN: |
9786555780017 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Márcio Antônio Cardoso Lima |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |