No âmbito da abordagem qualitativa, a pesquisa narrativa ou (auto)biográfica compreende uma orientação teórico-metodológica sob a qual vem se desenvolvendo um método de investigação bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas e especialmente da formação de professores. Nesta perspectiva de trabalho as narrativas se configuram como técnica e procedimento de produção de dados, subsidiando o estudo da formação e do trabalho docente em seus mais diversos aspectos e apresentam-se também como abordagem formativa, de produção de sentidos aos que narram, na medida que impulsiona processos reflexivos e de tomada de consciência do que integra a sua trajetória pessoal e profissional. Diante disso, este livro toma como público alvo professores, formadores e pesquisadores, tem como foco as narrativas na interface com a pesquisa e a formação de professores e foi estruturado de modo a apresentar contribuições epistemológicas e metodológicas, assim como relatar experiências desencadeadas em contextos de grupos de pesquisas vinculados ao OBEDUC e resultados de pesquisas desenvolvidas em várias instituições do país. A obra, estruturada em duas partes, integra 10 capítulos e foi organizada de modo a apresentar para o leitor sínteses fundamentadas em pesquisas sobre a temática e conta com a valiosa contribuição de renomados pesquisadores para esclarecer conceitualmente o termo “pesquisa narrativa”. Os textos aqui reunidos estão, portanto todos vinculados a processos de investigação e/ou formação que dialogam com as narrativas e a formação docente.
Código: |
24774 |
EAN: |
9788544422526 |
Peso (kg): |
0,380 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |