Este trabalho propôs otimizar um programa de educação para saúde que possibilite a melhoria da qualidade de vida dos alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Vitória – Espírito Santo – Brasil. Foi realizada uma pesquisa para avaliar o nível de divulgação de saúde - qualidade de vida nas instituições de ensino fundamental, por parte dos docentes, lotados na Secretaria Municipal de Educação - SEME, Prefeitura Municipal de Vitória. Identifica o nível de conhecimento dos alunos, dos pais dos alunos e dos professores envolvidos na pesquisa, comparando o conhecimento e práticas pedagógicas ligadas à saúde – qualidade de vida com o nível socioeconômico dos dados coletados. No primeiro capítulo são abordados os temas relativos à educação, tais como conceitos e concepções enfatizando a questão da pedagogia de projetos. No segundo trata-se da questão da saúde em âmbito geral, desde suas perspectivas históricas até as abordagens mais atuais em relação à atenção primária e secundária. O terceiro capítulo apresenta uma fusão entre políticas educacionais e diretivas de saúde, com destaque para os programas e campanhas e a importância de se enfatizar a cultura como elemento de promoção da saúde na escola. Esses assuntos compõem o marco teórico dessa tese. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, pois analisa os resultados levando em consideração o nível de conhecimento e prática pedagógica sobre saúde – qualidade de vida. Focaliza aspectos quantitativos e qualitativos. Utiliza como instrumento de pesquisa questionários com perguntas fechadas e abertas, devidamente validados. O universo da pesquisa foi constituído de 782 indivíduos, sendo 553 alunos da sétima série do Ensino Fundamental, 68 professores da mesma rede de ensino e 161 pais de alunos distribuídos entre as duas Regiões: São Pedro (Região I), considerada região de baixa renda per-capta e Jardim Camburi e Jardim da Penha (Região II), região que apresentou maior renda per-capta. Para análise dos dados coletados foi utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), para a aplicação dos testes, qui-quadrado e exato de Fischer, utilizado para comparação dos dados. Os resultados apontaram que quanto ao conhecimento sobre campanhas de saúde 62,6% dos alunos não conhecem; 57,1% dos pais dos alunos também estão na mesma situação, 57,1% dos professores afirmou desconhecer qualquer campanha de saúde. No que diz respeito a informações sobre saúde, qualidade de vida, alimentação e atividade física, 71,6% dos alunos afirmaram que não receberem informações da escola, 54,7% dos pais não conversam com a família sobre as campanhas de saúde e 71,4% dos professores também afirmaram não receberam informações desse tipo na escola. Um fato em especial chama a atenção, todos os sujeitos da pesquisa alimentam-se inadequadamente segundo os padrões definidos pela OMS sobre nutrição. Conclui-se que uma proposta pedagógica integrada ao Programa Municipal de Saúde Escolar, da Prefeitura Municipal de Vitória, com vistas a otimizá-lo em seus objetivos originais, baseada na Pedagogia de Projeto.
Código: |
28508 |
EAN: |
9788580425437 |
Peso (kg): |
0,468 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Luis Antonio da Silva |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |