Os espaços não formais ganham, cada vez mais, um lugar de destaque no processo educativo. Mesmo sendo insipiente a exploração desses ambientes na cidade de Manaus, estes se revelaram com grande potencial pedagógico para o Ensino de Ciências. Esses locais têm condições para o desenvolvimento da linguagem e da cultura, portanto, seus significados ultrapassam as barreiras de serem reconhecidos apenas como “mais um instrumento facilitador da aprendizagem”. Esses espaços tão diferenciados e singulares despertam emoções, desenvolvem a interação, a curiosidade, a afetividade e a sociabilidade, além do ganho cognitivo nos alunos, portanto, deveriam ser usados pelas escolas como um ambiente pedagógico para o desenvolvimento das aulas de Ciências. Neste livro apresentamos o estudo realizado em dez Espaços Não Formais institucionalizados na cidade de Manaus-AM, e revelamos o potencial pedagógico de cada um, com destaque em suas diferenças e potencialidades. Percebemos que o potencial educativo desses espaços ainda não é bem conhecido, e com isso, diferentes visões têm se mostrado. Esses espaços merecem uma atenção especial, para que sejam mais bem aproveitados. Dos dez espaços, três apresentam potencial pedagógico para o Ensino de Ciências: Museu Amazônico, Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke / Museu Amazônico e Bosque da Ciência do INPA; cinco tem razoáveis perspectivas para o ensino: Parque Municipal do Mindu, Parque Cidade da Criança, Parque Lagoa do Japiim, Parque dos Bilhares e Zoológico do CIGS; e dois espaços carecem de projetos ou atividades voltadas para o ensino de ciências: Parque Estadual Sumaúma e Museu do Seringal Vila Paraíso.
Código: |
26529 |
EAN: |
9788544400265 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
AUGUSTO FACHÍN HILÉIA MONTEIRO; TERÁN MACIEL |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |