O estudante da Educação a Distância é descrito como um ser ativo, gerente do seu tempo e espaço de estudos, independente e autônomo, portanto, buscar compreendê-lo torna-se um desafio, especialmente em um contexto histórico, social e cultural marcado por práticas educativas tradicionais. Neste livro, a autora compartilha os depoimentos de dois grupos de estudantes veteranos dos cursos de licenciatura em Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Paraná, emitidos durante o desenvolvimento de uma pesquisa de doutorado defendida em 2014. Apresenta-se um panorama geral que permite compreender o contexto social, político, econômico, cultural e educacional do desenvolvimento da EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Salienta-se a importância das tecnologias compreendendo-as historicamente e problematizando o seu uso na educação, bem como, abordam-se modelos de EaD numa perspectiva sistêmica. Consideram-se as peculiaridades dos cursos de Física e Pedagogia da UEM, suas arquiteturas pedagógicas e perfil do grupo de estudantes que participaram do estudo. O aluno da modalidade a distância é descrito primeiramente de acordo com os referenciais teóricos lidos para, posteriormente serem analisados os discursos dos estudantes pesquisados de acordo com as categorias: a EaD como opção de escolha do curso, as expectativas dos alunos e alunas, as necessidades e obstáculos à aprendizagem, a organização dos estudos em relação ao espaço e ao tempo, a metodologia do ensino e da aprendizagem em EaD, os recursos tecnológicos destinados à mediação de todo o processo e a interação e a interatividade entre alunos, tutores e professores.
Código: |
26630 |
EAN: |
9788544406649 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Simone de Souza |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |