Esta obra de José Carlos Rodrigues Júnior aborda temática das mais importantes para todos aqueles que se interessam pela temática da educação escolar, especificamente a Educação Física Escolar: a questão da circulação e do trato de saberes no cotidiano das aulas. A partir de rigorosa pesquisa em que observou 40 aulas de Educação Física, além de entrevistas com a professora e observações do recreio, o autor conclui que os saberes apresentados pelos alunos muitas vezes são desconsiderados pela Escola, criando uma barreira entre o que se ensina e o que se aprende. A consequência é o desinteresse dos alunos em relação aos conhecimentos escolares, gerando desmotivação, fato que tem sido recorrente nas pesquisas sobre educação escolarizada. Defende o autor que os saberes manifestos pelos alunos nas aulas – por vezes em forma de transgressões – não devem ser negados pelos professores em busca de um saber erudito, mas considerados como conhecimentos importantes para serem ressignificados em busca de novos saberes, apontando para uma “Educação Física Escolar do encontro/confronto de saberes”. Dessa forma, a escola estará mais próxima dos alunos e estes se tornarão ativos participantes da construção de conhecimentos, dando novos sentidos ao que já sabem e ao que aprenderão. É leitura obrigatória para professores de Educação Física e para todos aqueles que se preocupam com a melhoria da educação escolar.
Código: |
25535 |
EAN: |
9788544404522 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
José Carlos Rodrigues Júnior |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |