Qual seria o lugar e a função das instituições escolares nos tempos atuais? Pergunta difícil de responder, mas entre tantos outros olhares, ela precisa ser entendida como o lugar em que se realiza a construção do conhecimento, mas ser pensada, principalmente, como um espaço em que se reflete criticamente acerca das implicações políticas desse conhecimento. Isso poderia ser diferente se o ensino e o papel do professor fossem vistos não como uma transmissão, mas como uma busca e uma construção de saberes, que levem a uma interpretação da vida social, para nela intervirem e participarem, de forma mais democrática, responsável e solidária. As discussões contidas neste livro vêm motivar uma reflexão desse contexto escolar, desde os anos iniciais, ainda na alfabetização. A educação problematizadora, através da pesquisa, é revelada como um caminho relevante para a concretização do aprendizado. O livro subsidia ainda, a elaboração de um plano de ação, para as comunidades escolares, que permite aos educadores uma reflexão sobre a possibilidade de constituição de uma educação emancipatória.
Código: |
28011 |
EAN: |
9788544429723 |
Peso (kg): |
0,340 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Sandra Aparecida Ferreira Guerra |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |