A presente obra apresenta resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores de distintas universidades acerca das diversidades (étnica, racial, de gênero, sexual, cultural, linguística). A discussão da diversidade no campo educacional não é algo recente. Diversas correntes da Psicologia, a escola nova e o ensino programado se preocuparam com essa questão (CANDAU, 2012). Também a Nova Sociologia da Educação, na década de 1970, deu ênfase à diversidade, particularmente às diversidades de classe social, econômica e linguística que incidem nos processos pedagógicos. Nos anos 1990, a temática da diversidade adentrou definitivamente na política curricular brasileira. Por meio da produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os currículos passaram a incorporar a temática da diversidade cultural. Hoje, questões relacionadas à diversidade cultural, diferenças, multiculturalismo, interculturalismo estão presentes nas políticas educacionais, em documentos curriculares e práticas pedagógicas das escolas brasileiras, dos programas de formação de professores e das linhas de pesquisa na pósgraduação. O livro, organizado em 10 capítulos, é mais uma contribuição para o entendimento de questões e temáticas que envolvem as diversidades na sociedade brasileira.
Código: |
29297 |
EAN: |
9788544424339 |
Peso (kg): |
0,400 |
Altura (cm): |
16,00 |
Largura (cm): |
23,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Maria de Fátima de Andrade José Valdir Jesus de; Ferreira Benedito; Santana Eugenio |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |