A SEBENTA MEGAMENTE apresenta 105 desafios cognitivos com vista ao enriquecimento, à estimulação, à reabilitação e ao treino do potencial cognitivo da população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou com Dificuldades de Aprendizagem (DA). Este instrumento psicopedagógico apresenta propostas de resolução prática para que os diversos desafios cognitivos propostos [tarefas] sejam executados pelo sujeito com NEE ou DA. Sabendo que o processo de ensino-aprendizagem requer que sejam assimiladas, adquiridas, mantidas e desenvolvidas todo um conjunto de competências primordiais para o efetivo processo de conhecimento, este instrumento propõe uma diversidade de desafios cognitivos, cuja compreensão, ação planificadora, execução e solução, procura produzir na mente uma multiplicidade de habilidades cognitivas, basilares ao processo de Aprender. A SEBENTA MEGAMENTE destina-se exclusivamente aos sujeitos com NEE ou DA. Todavia, caberá ao Educador (aqui entendido como professor, professor de Educação Especial, psicólogo, familiar, terapeuta ou um outro elemento) oportunizar todo um processo de mediação/mediatização, enquanto componente potenciador à proficiência cognitiva. O sucesso, a eficácia e a eficiência deste instrumento depende da aplicação, estilo e frequência de todo um processo de mediação/mediatização, enquanto incremento à proficiência cognitiva dos sujeitos com NEE ou DA. Este é o Volume I da coleção Compedium. «A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente foram desenhados para crianças com diferenças e preferências, dificuldades e défices cognitivos, e visam, essencialmente, ser implementados em termos educacionais, para prevenir, compensar e combater disfunções, perturbações e transtornos de aprendizagem.» Professor Doutor Vítor da Fonseca «Baseado em ampla casuística educacional, em boas práticas e com bons resultados, a autora abraça um novo desafio, isto é, a possibilidade de aplicar o mesmo programa a uma escala bem mais vasta de sujeitos aprendentes.» Professor Doutor Vítor da Fonseca «A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente visam portanto, proporcionar ao educador um conjunto de suportes (“scaffoldings”) e estratégias pedagógicas que procuram gerar uma determinada atmosfera sócio-interactiva e interrelacional, verdadeiramente implicadora e motivadora de processos de aprendizagem nos alunos, algo que é exclusivo da espécie humana. Professor Doutor Vítor da Fonseca «A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente preenchem, com assinalável equilíbrio, todos estes objectivos e finalidades, enquanto programas muito bem desenhados que podem promover o enfoque na cognição, particularmente, na atenção, na concentração, na autorregulação, na inibição, na organização e em muitas outras componentes cognitivas e executivas da aprendizagem.» Professor Doutor Vítor da Fonseca
Código: |
187353 |
EAN: |
9789895145065 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
22,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Fernanda Bastos |
Editora |
CHIADO EDITORA |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
1 |