• A pedagogia, a democracia, a escola

Os textos aqui reunidos são fragmentos do que poderia ser chamado de uma filosofia da educação que tenta lidar com os desafios da educação no presente. Seria artificial e ilusório reivindicar alguma unidade que os conectasse em um projeto intelectual global ou em uma teoria elaborada. No entanto, eles realmente compartilham uma compreensão particular dos desafios e são tentativas de lidar com eles de uma maneira específica. Por isso, o que os textos de fato revelam é uma maneira de conceber a “filosofia da educação”, antes de tudo, como uma tentativa de dar forma a uma determinada postura e a um certo ethos. Eles a abordam como trabalho educativo, em primeiro lugar: a filosofia como educação. Tal filosofia é, em certo sentido, crítica e pública ao mesmo tempo. Tenta se situar dentro de uma tradição “ascética” da filosofia, que compreende a crítica, não em termos de julgamento, mas em termos de uma experiência e de uma exposição. Nessa tradição, o trabalho da filosofia é, em primeiro lugar, um trabalho sobre si, isto é, submeter alguém à “prova da realidade contemporânea” (Foucault), o que implica um entendimento não dos outros, mas de si mesmo como sujeito da ação. Essa submissão de alguém à prova é, portanto, um exercício no contexto da autoformação e autoeducação.

Código: 33889
EAN: 9788582172100
Peso (kg): 0,312
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,90
Especificação
Autor Maarten Jan; Simons
Editora AUTÊNTICA
Ano Edição 2014
Número Edição 1

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A pedagogia, a democracia, a escola

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$59,80