Pressupomos que o pensamento filosófico sobre as ciências é fundamental, se aceitarmos a tese de que a própria filosofia é um tipo de saber, que, embora muito específico, se propõe a investigar os mais variados campos da experiência. No livro, que ora se apresenta, se encontram os esforços concentrados de pesquisadores na tarefa de elucidar como, na interioridade constitutiva dos arcabouços teóricos das grandes correntes modernas da Filosofia da Ciência, germinam ideias capazes de fundamentar ações educativas e práticas formativas. O que subjaz às reflexões presentes na obra é a ideia de que qualquer investigação de rigor no campo das ciências, se faz via reflexão crítica sobre as epistemologias que estão no pano de fundo das práxis formativas humanas, ou seja, se constrói a partir da noção de que as teorias das ciências nos colocam diante de uma dupla tarefa, de transformamos o campo do saber e, consequentemente, os sujeitos desse saber. Não podemos compreender a ciência como um campo fechado em si mesmo, mas, sim, como campo que se constitui fundamentalmente pelo diálogo crítico. Nesse sentido, os textos que se seguem procuram suscitar questionamentos acerca do papel das mais diversas correntes epistemológicas na construção dos paradigmas modernos, que, de uma forma ou de outra, norteiam as possíveis leituras ditas “científicas” das dimensões individuais e coletivas da vida humana.
Código: |
24750 |
EAN: |
9788544410325 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Eduardo Ferreira Chagas |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |