Esta obra se insere nos estudos sobre Teoria Crítica da Sociedade e Educação, apresentando uma abordagem que permite compreender a educação profissional ao longo do tardio processo de industrialização no Brasil. Os autores buscam caminhos emancipatórios, sobretudo a partir da LDB de 1996, em que a educação profissional aparece como resposta às necessidades formativas decorrentes do padrão flexível de produção. Numa perspectiva habermasiana, explicitam as contradições inerentes a esse processo, trazendo à luz a potencialidade da razão comunicativa frente à instrumentalização da educação.A história da educação profissional no Brasil, marcada pelo dualismo entre formação para os trabalhadores e formação para as elites, sendo comumente associada à descontinuidade das políticas assistencialistas e funcionalistas, recebe nesta obra um estudo criterioso na perspectiva da longa duração. A necessidade e a urgência da crítica aqui presente, construída a partir da Teoria do Agir Comunicativo, é no sentido de explicitar as possibilidades de, na elaboração de propostas para a educação profissional, incorporar a dimensão cultural e política.
Código: |
168683 |
EAN: |
9786580216000 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Luiz Roberto Darlan Marcelo; Gomes Delgado |
Editora |
EDUFSCAR |
Número Edição |
1 |