Sumário: Apresentação...................................................................... 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval................................................................................... 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra.............................................................................................63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática..................... 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica.................................................................................. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico.............................. 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença.......................... 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ......................................................................... 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval........... 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático................................................. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem........................................................... 399 Sobre o Autor.......................................................................... 439
Código: |
162611 |
EAN: |
9788578611088 |
Peso (kg): |
0,507 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Especificação |
Autor |
Luis Radford |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |