O tratado de Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788), Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado, o mais importante tratado sobre teclado do século XVIII, aborda aspectos essenciais da execução, solo e em conjunto, registrando e analisando práticas correntes na passagem do estilo barroco para o estilo galante. O Ensaio foi escrito num momento de transição não só dos estilos musicais, mas da própria evolução dos instrumentos de teclado. Bach sempre teve oportunidade de conviver nos melhores ambientes musicais, seja em Leipzig, com seu pai, Johann Sebastian, seja em Berlim, com Frederico II. Ao escrever o Ensaio (I, em 1753; II, em 1762), já atuava como cravista na Corte da Prússia desde 1738, num ambiente cultural que representava a vanguarda do mundo musical do século XVIII. Por sua experiência, escreve o tratado para o tecladista, preparando o caminho para a aceitação do dedilhado moderno. Suas observações, em certos aspectos como ornamentação e acompanhamento, transcendem o âmbito do tecladista, interessando também a outros instrumentistas e cantores. Fernando Cazarini possui doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela USP. Entre 1993 e 1997, foi docente do Curso de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes – Unesp – São Paulo.
Código: |
139868 |
EAN: |
9788526808591 |
Peso (kg): |
1,040 |
Altura (cm): |
28,00 |
Largura (cm): |
21,00 |
Espessura (cm): |
2,50 |
Especificação |
Autor |
Carl Philipp Emanuel Bach |
Editora |
UNICAMP |
Ano Edição |
2010 |
Número Edição |
1 |