Para quem já se considera um especialista em persuasão, negociação e vendas esse livro é um convite a refletir e um incentivo à coragem que faltava, que confirmasse que fórmulas alheias, repetidas exaustivamente, não nos diferenciam no mercado que busca o individual, o único, o especial. Para que multiplique, exponencialmente, talvez, a sua atuação comercial, é mister que inove, protagonize, crie modelos que definam você, reforcem a marca do seu empreendimento; a roda, inventada em tempos pregressos, pouca utilidade tem no presente, em que impera a surpresa, o encantamento e o ineditismo, a era da informação volátil — onde branding é quase tudo! —, nem se aplicará ao futuro, tempos que hoje nos pareceriam ficção científica se lá visitássemos. Ou você inventa o seu próprio modo de locomoção ou arrisca ficar preso à velha roda, até pouco eficiente, ao passo que a sua concorrência se moverá à velocidade da luz com propulsão iônica em aparelhos antigravitacionais. Para isso escrevi esse livro, com o intuito de estimular você a mover-se agora, já nas primeiras páginas, antes que seja tarde demais.
Contudo, se você ainda se considera um aspirante neste vasto campo, em cada uma dessas lições, por meio de uma riqueza de análises e de experiências inusitadas, inspiro você a resolver problemas usando as suas habilidades inerentes, sem precisar depender de gurus ou de empreendedores de palco. Em tópicos concisos, forneço respostas para que distinga o que é uma história a ser adequadamente utilizada atual e futuramente do que é show somente, que parece momentaneamente servir, sem gerar quaisquer garantias.
É iniciante ou curioso sobre o assunto? Ótimo! Esse terceiro volume da série 5 Lições de Storytelling é uma oportunidade ímpar de explorar por meio de uma conversa permeada de histórias pessoais, íntimas e intransferíveis, um tema muitas vezes complicado de perceber. Entre sem receio nessa realidade paralela onde acontece a persuasão, a negociação e as vendas. Não importa o seu papel no processo, você precisa entendê-lo, dominá-lo e reinventá-lo se desejar vencer. Dirão que neste livro lanço ideias que vão de encontro a ideias estabelecidas. Quem sabe! Lembre-se, porém — gente de sucesso lembra sempre —, de que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele. Assim construí a minha carreira e ofereço contribuir para que melhor construa a sua.
James McSill, mais de 25 livros publicados, cidadão de três países, atuante em todos os continentes, multilíngue e uma das mais relevantes vozes do Storytelling mundial