Conquistar pessoas enquanto consumidoras de bens e serviços e transformá-las, ao longo do tempo, em clientes fiéis, tem sido, historicamente, o grande desafio de muitas empresas e organizações. Essa transformação, entretanto, depende diretamente de se conhecer essas pessoas com o máximo de detalhes que se puder conseguir, a fim de oferecer a elas, na medida do possível, o que melhor atenda às suas expectativas, anseios, desejos e necessidades. Isso equivale a dizer que manter clientes exige que tenhamos boas informações sobre eles. Não basta, entretanto, apenas ter informações sobre os clientes. É preciso, se quisermos ser competitivos, saber geri-las e transformá-las em insumo para a tomada de decisões. Em pesquisa apresentada como base para sua tese de doutoramento, em 2007, o autor deste livro, Edmundo Brandão Dantas, relacionou a Ciência da Informação e a Administração em empresas que visavam ao lucro, ao tratar da gestão da informação sobre a satisfação de clientes e da orientação para o mercado, praticadas nas agências de viagens e operadoras de turismo que, à época, atuavam na região do Distrito Federal.Os dados da pesquisa permitiram que o autor verificasse que as empresas que desejam sobreviver no ambiente competitivo que caracteriza o mundo dos negócios do século XXI tendem a ter mais sucesso se adotarem a orientação para o mercado (ou para o marketing). Para manterem essa decisão, contudo, as empresas não podem prescindir de aferir regularmente a satisfação de seus clientes/consumidores e de gerir corretamente as informações obtidas a partir desse aferimento.Eis, pois, o assunto de que trata este livro, que mescla, de forma equilibrada, teoria e prática, com vistas a brindar os leitores com um conteúdo importante para empresas e organizações que se posicionem como adotantes ou que pretendam adotar uma orientação, de fato, para o mercado.Livro de consulta destinado a profissionais e professores envolvidos com atividades e disciplinas relacionadas à Ciência da Informação, Marketing, Estudos de Usuários da Informação e atividades de gestão em geral. Leitura complementar para as disciplinas Gestão da Informação, Administração de Marketing, Pesquisa de Marketing, Estudos de Usuários e Marketing da Informação dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Marketing, Ciência da Informação, Engenharia e Finanças. Obra recomendada também para cursos de formação empresarial e gerencial.?
Código: |
52404 |
EAN: |
9788522489503 |
Peso (kg): |
0,465 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
13,00 |
Especificação |
Autor |
Edmundo Brandão Dantas |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |