A secretária exerce na empresa moderna funções de apoio ao executivo, o que exige dela maior treinamento com relação às atividades de administração. Considerando tal conceito, esta edição foi totalmente revista e atualizada, e seu conteúdo adaptado à realidade contemporânea.
O livro está dividido em quatro partes, destacando-se em todas elas a necessidade de desenvolvimento não apenas de habilidades específicas, mas também da capacidade da secretária para sair-se bem diante dos mais variados problemas. Além disso, esta edição dá ênfase ao desenvolvimento da comunicação oral, tantas vezes esquecida nos manuais tradicionais. De modo geral, no desempenho de suas funções, exigem-se de uma secretária habilidades comunicativas: ela deve dominar tanto a língua escrita quanto a oral. Deve aprender a falar bem, com clareza, a expor com boa argumentação seus pontos de vista, bem como escrever com correção gramatical. Daí a exigência de grande empenho de sua parte no treinamento da Língua Portuguesa. Nesse sentido, este texto diferencia-se dos similares, justamente porque enfatiza o treinamento lingüístico.
Na Parte I, prioriza a necessidade de formação educacional e ética da secretária. Destacam-se a lei que regulamenta sua profissão, bem como o código de ética, instrumento indispensável em suas atividades do dia-a-dia.
Na Parte II, os autores apresentam amplo quadro de atividades quotidianas, bem como de relações humanas no escritório. Trata da organização do trabalho, de suas atribuições diárias, da secretária como recepcionista, da convocação e participação de reuniões, da preparação de viagens, do relacionamento com executivos, clientes, visitantes, colegas.
Na Parte III, são objeto da exposição informações sobre documentação e arquivo.
Modernamente, com a difusão do uso do microcomputador, o arquivo de documentos passou a ser feito eletronicamente. O domínio de técnicas e métodos de arquivamento manual, no entanto, é um treinamento indispensável, visto que se constituem em pré-requisito para o uso eficiente do microcomputador. As técnicas apresentadas visam orientar quanto à classificação, uma atividade que exige treinamento do raciocínio.
Na Parte IV, o texto concentra-se na comunicação escrita e oral. São objeto de estudo: o atendimento telefônico, as comunicações administrativas, os relatórios, a carta comercial, e assuntos gramaticais, como: pontuação, acentuação, crase. Finalmente, o livro apresenta os serviços oferecidos pelos Correios,
Código: |
50345 |
EAN: |
9788522454143 |
Peso (kg): |
0,700 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Especificação |
Autor |
Sônia João Bosco; Hernandes Medeiros |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2009 |
Número Edição |
11 |