• Passagens

Danço contra os sinais de pecadoQue Deus pôs em mim,Numa violência de estranha beleza.Se me canso, Ele ainda me atiça,Se revido, Ele mais me golpeia.Lhe respondo uma última vezCom a chama das canções do Templo.O semblante do meu desejo aventureiroSempre espera um visitante que não sei,Alguém que surge e não fica,Que me fascina e não me retém,Aquele que diz "agora e não amanha",E habita o meu lado de dentro.Constante, singular, astro do Inconsciente,Deus não está no filho que fez.

  Poeta da condição humana, Mariana Ianelli, neste Passagens, se faz testemunha lúcida/agónica do atual caos em que mergulhou a brilhante Civilização que herdamos da Tradição. A que criou o mundo belo e progressista de ontem, alicerçado em Verdades e Certezas absolutas e que, já esgotado em seus valores de base, se vê mergulhado em crise, sem que outros "absolutos" surjam para substituir os antigos e permitir que um novo equilíbrio seja alcançado no mundo. Em meio ao caos, só restou o Homem e sua voz de Poeta com a tarefa de renomear o mundo.
(...)
  Passagens testemunha o apocalipse; dá voz ao homem- da-queda, "prisioneiro de si mesmo", que "dança contra os sinais de pecado", nele inscritos por Deus. Poesia essencialmente metafórica, a destas Passagens tem raízes bíblicas. Como a poeta diz na Introdução, ao descobrir no Antigo Testamento a "intensidade de um sofrimento humano nunca tão bem entoado como nas queixas de Jó", nasceram os versos do "Enredo do Cão", - poemas que abrem o volume. Neles se faz presente o "homem degradado" do nosso tempo-em-mutação, aquele que, como Jó, se viu despojado de sua dignidade humana e de tudo quanto construiu em sua vida de dedicação ao dever e de fé.
(...)
  Réquiem pelo homem sitiado pela dor e pela morte, Passagens termina abrindo uma fresta para a luz:
  "Não te aflijas: / Na entranha do rochedo que te prendeu / Foi inscrita a audácia do teu desafio, / Do espelho inerte que te recebeu / Uma fonte viva expediu a tua luz. / Que nunca se perca o esplendor da tua ascensão.”
Estará nascendo o homem, ser-feito-de-tempo?...
Nelly Novaes Coelho

Código: 81909
EAN: 9788573211993
Peso (kg): 0,247
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,70
Especificação
Autor Mariana Ianelli
Editora ILUMINURAS
Ano Edição 2003
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Passagens

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$65,00