Compreender o universo dos autistas não é uma jornada fácil, mas pode ser transformadora se nos dedicarmos a entender a maneira diferente de ser de quem tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é uma obra que busca oferecer sobre a maneira singular de ser dos filhos e fornece informações confiáveis para que crianças e adultos autistas possam desfrutar de uma vida plena e de qualidade, superando obstáculos.
A sociedade precisa cada vez mais ter acesso a esse universo, desafiando estereótipos relacionados às ações e pensamentos das pessoas que enfrentam o transtorno do espectro autista. Profissionais de diversas áreas compartilham conhecimentos fundamentais sobre educação, tratamento, afeto e diversidade nesta obra. Embora o diagnóstico seja mais comum na infância, adultos também podem descobrir que são autistas, exigindo uma abordagem sensível para preservar a qualidade de vida.
Este livro é indicado a todas as pessoas que acreditam que ser diferente não é um problema, reconhecendo que todos merecem respeito e atenção.
Dentre os temas e capítulos da obra, estão:
• O entendimento do autismo como modo peculiar de ser-com-os-outros: algumas contribuições da psicopatologia fenomenológica
• Será que eu sou autista? recebendo o diagnóstico na vida adulta
• Diagnóstico de autismo: sentença ou sentido
• Acolhimento às famílias diante do diagnóstico de TEA
• Transtorno do espectro autista: o que eu preciso saber?
• TEA e ansiedade na vida adulta
• Treinamento parental: estratégia que possibilita e intensifica a intervenção ABA para crianças com autismo
• Diagnóstico diferencial e autismo sindrômico
• Autismo: conhecer para transformar
• Transtorno do espectro autista (TEA) e visão
• Ensino e aprendizagem das crianças autistas por meio da metodologia das inteligências múltiplas
• Espectro fonoaudiológico e espectro autista: para cada criança do espectro, um fonoaudiólogo
• Descobertas da maternidade atípica: aprendizados sobre educação, diversidade e afeto
• Olha pra mim! Relato da caminhada com nosso amado filho autista
• As acomodações sensoriais na vida diária das famílias
• Para além das habilidades comunicativas no autismo: um olhar para as habilidades motoras
• Um olhar sobre a mãe atípica
• Atendimento aos autistas, como eu faço?
• A importância da psicoeducação para cuidadores de crianças com TEA sob a perspectiva psicológica
• O brincar da criança autista: brinquedos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento no TEA
• Autismo: conheça a história de superação do Bernardo
• Brincadeira no autismo
• Autismo: o jogo como via de comunicação
• Família e seu papel ativo nas intervenções terapêuticas em crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
• Um olhar psicopedagógico sobre o brincar como estimulação precoce
• Estrutura de ensino na odontologia: uma forma de humanização no tratamento odontológico
• O cérebro social no autismo
• Jeito único de ser
• As estratégias naturalistas de intervenção como um “abraço” aos autistas e suas famílias
• Autismo e psicopedagogia: acreditar, intervir e evoluir
• Autismo na fase adulta e seus desafios
• Intervenção fonoaudiológica no transtorno do espectro autista: sob o olhar da generalidade
• As emoções no transtorno do espectro autista
São autores desta obra: Adelita Marques, Adriana Camolezi, Andrea Lorena Stravogiannis, Andreas Stravogiannis, Andreia Silva, Aparecida Bueno, Beatriz Moreira, Ciro Rohde, Daniel Borges Fialho, Daniela Rech, Daniela Yoshida, Danielli Viana Cabral, Deborah Zarth Demenech, Diovana F.O. Thiago, Elias Lopes Vieira, Fabiana Gisele, Fabiane Klann Baptistoti, Julie Skalee Wentz, Jussara Blunck Thiago Botelho, Karina Garcia de Moura, Karla Filó, Lais Daniela Fideles, Larissa Mazarin Armelin, Letícia Gonçalves Goes, Lisiene Costa, Luana Lage Moreno Cana, Marcela Bernardes de Sousa, Maria das Dores e Silva, Maria Oliveira, Naiara Mesquita, Patrícia Alessandra Zanesco, Patrícia Tourinho, Rúbia Azevedo, Tânia Sbervelieri e Vitoria Santos Santana.