“De refém a protagonista: consumo, identidade e emancipação” é resultado da tese de Doutorado do autor defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, na qual discutiu-se a relação entre dois temas bastante relacionados, porém de convivência sensível: consumo e identidade. Historicamente, pensa-se no consumo como uma forma de alienação do indivíduo aos ditames do mercado e à lógica de acumulação do sistema capitalista, mas será que estamos sempre nessa posição de reféns? Usando-se do referencial teórico da psicologia social crítica sobre o sintagma identidade-metamorfose-emancipação e apoiando-se em outras áreas como a filosofia, a sociologia e a antropologia, que discutem a questão da identidade e emancipação humana, bem como do significado simbólico do consumo, o livro propõe uma discussão sobre que meios podem levar o indivíduo a subverter essa lógica, assumindo uma posição de protagonismo e emancipação, inclusive usando-se do consumo como uma ferramenta para tal. Os casos selecionados e discutidos mostram que, quando existe um projeto de vida suportado por uma identidade política, o indivíduo consegue se valer do consumo como um viabilizador de fragmentos de emancipação, contrariando a ideia de que o consumo age apenas como um meio do sistema para colonizar o mundo da vida, ainda que isso possa ocorrer quando da inexistência de uma identidade política.
Código: |
25453 |
EAN: |
9788544405598 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Sérgio Silva Dantas |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |