Este livro reúne a contribuição de profissionais que acompanharam os Grupos de Linguagem e Psicopatologia, realizado durante sete anos na clínica-escola do Centro Universitário São Camilo. Revela o percurso realizado, das origens do trabalho em direção às parcerias que foram se fazendo necessárias para sua construção. O primeiro capítulo trata de uma prática específica que surgiu da demanda institucional para atendimento de crianças com graves comprometimentos psíquicos e de linguagem. Por estar inserida em uma clínica-escola, esta prática esteve articulada com a formação dos alunos enquanto futuros terapeutas.Assim, as autoras sustentam a importância do laço entre a clínica, as discussões em supervisão e as parcerias para a construção dessa formação.Encontramos no segundo e terceiro capítulos textos sobre o lugar da criança, social e historicamente, do nascimento da infância ao entendimento do que é uma criança para a psicanálise. Os textos foram elaborados a partir do trabalho realizado na Rede de Pesquisa de Psicanálise e Infância do Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano S.P..No quarto capítulo encontramos “um diálogo interdisciplinar acerca do lugar ocupado pelo brincar na clínica com crianças”. Há vinte e cinco anos compondo a equipe de profissionais da Clinica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli, as autoras apresentam as diferenças e cruzamentos nas intervenções fonoaudiológicas e psicanalíticas sobre o brincar através de casos clínicos, abrindo discussão com outros profissionais que trabalham com crianças. No quinto capítulo a autora apresenta a história do Projeto Espaço Palavra, ligado a PUC-SP. Inicialmente proposto como espaço de trabalho clínico com psicose infantil, tal projeto foi buscando parcerias à medida das demandas explicitadas no texto. No sexto capítulo a equipe do Capsi –Casinha compartilha a experiência de um trabalho construído em equipe. Retomando a história da assistência à infância e adolescência no Brasil, discute as atualidades desse atendimento no serviço público. O sétimo capítulo trata do funcionamento do Hospital dia Infanto–Juvenil( IPQ-HC) num trabalho em equipe abordando aspectos teóricos e práticos, que norteiam esse atendimento. Encerrando a obra temos o polêmico tema inclusão, onde os questionamentos partem de experiências com crianças em seus espaços escolares, abordando a contribuição da Fonoaudiologia na difícil tarefa de construir tal trabalho.Esta publicação pretende compartilhar com os interlocutores interessados pelo tema a instigante tarefa sobre o trabalho com a infância. Boa leitura! As autoras
Código: |
29727 |
EAN: |
9788562480836 |
Peso (kg): |
0,316 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Marta Gonçalves Gimenez Beatriz Silveira Alves de; Baptista Oliveira |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |