Não é preciso diagnóstico para a infância doer, não é preciso um transtorno para a infância doer. Ela vai trazer sofrimento sempre que não houver reflexão, conhecimento, informação e, acima de tudo, amor. A infância é um conjunto de momentos em que se pode experimentar dúvidas, medos, dores, mas também é onde mais se experimenta amor, alegria, perdão, empatia, humildade, doação.
Com o objetivo de abordar os transtornos da infância e as terapias que promovem saúde mental e neurodesenvolvimento às crianças, este livro escrito de forma coautoral por renomados especialistas, desafia a visão idealizada dos transtornos na infância, buscando uma abordagem construtiva e realista sobre os desafios enfrentados pelas crianças e família.
Partindo da premissa de que a infância não se resume apenas à criança individual, mas sim ao contexto, às relações e às experiências que a cercam, os coautores exploram as diversas formas de sofrimento que permeiam esse período crucial de desenvolvimento. Os temas vão desde gestação, puerpério, neurodesenvolvimento, cérebro, terapias, transtornos da infância, traumas, problemas escolares, negligência e dificuldades de aprendizagem, famílias, vivências do bebê até o adolescente.
O livro é dividido em 4 partes: o neurodesenvolvimento infantil; o manejo dos transtornos da infância; aprendizagem, desafios educacionais e o contexto escolar; família: reflexões e orientações.
Quando se fala que a infância dói, não é sobre a dor da criança e sim, sofrimentos muito maiores, que envolvem todo o processo que precisa acontecer desde o nascimento do ser humano. A infância pode doer na família, na criança, na escola e/ou na coletividade como um todo. Essas dores sempre vão existir enquanto a sociedade não entender que a infância é o conjunto de momentos que precisam ser construídos com cuidado e sabedoria, de modo a fazer com que essas dores sejam apenas fases inerentes a construção de um ser humano e, jamais, a sua essência.
“Quando a infância dói” convida o leitor a repensar suas percepções sobre a infância e a assumir um papel ativo na promoção do bem-estar infantil.
São autores dessa obra: Adelita A. Marques Del Olmo, Aline Kersul, Ana Lúcia Barros, Ana Paula Mendes, Andreia Silva, Bruna Bacico, Célia M. Nascimento, Delair Teixeira, Édina Acordi, Geane Mendes, Georgia Bueno, Gisela Guedes, Giselle Antoniazzi, Gislene Maria Bicalho, Gláucia Chaves, Imaculada Moraes, Isabella Bissiatte, Isadora Mazala, Karla Filó Mazzini Mota, Laura Drummond, Lívia Lacerda, Manuella Bayma, Márcia Lyra, Marilane Fuly, Paty Lee, Paula Bocchile Suelotto Lopes, Paulo Cezar do Nascimento Filho, Rafaela Fernandes, Renata Bergamim, Rodrigo Ferraz Costa Almeida, Rosana Titonelli Elias, Talita Pupo Cruz, Valéria França Coelho, Vívian Ribeiro e Wynea Vieira de Queiroz Albuquerque Ferreira.