Os estudos compilados neste livro se relacionam com os processos linguísticos ligados à Educação Matemática. Eles propõem uma discussão tanto do discurso do aluno, quando manifesta a dificuldade de estudar Matemática, quanto dos efeitos do uso das linguagens que se entrelaçam no ensino e na aprendizagem dessa disciplina, A linguagem matemática e a linguagem natural têm suas peculiaridades. A primeira é objetiva, codificada, impessoal, monossêmica e sem oralidade; a segunda é subjetiva e polissêmica. A oralidade da primeira é tomada de empréstimo da segunda, ocorrendo uma tradução de símbolos matemáticos por palavras da linguagem natural. Como tais palavras podem ser ambíguas, a interpretação de um texto matemático pode sofrer prejuízos à aprendizagem e ao ensino da Matemática. Os problemas advindos da interpretação do vocabulário e de regras matemáticas empregados em um enunciado podem ser elucidados por meio de Jogos de linguagem que envolvem o professor, o aluno e a Matemática.
Código: |
172220 |
EAN: |
9788578613426 |
Peso (kg): |
0,360 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Marisa Rosâni Abreu da Silveira |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |