As PESQUISAS que tratam das relações estabelecidas entre as diversas áreas do conhecimento, no âmbito da educação, são de grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da Edu cação Básica. Publicadas por diversos autores como: Zabala (1998), Pombo (2008), Mendes e Farias (2014), D’Ambrosio (1997), Fazenda (2008) e outros, podem servir como fundamentação na análise de práticas educativas de iniciação à docência nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Nessas relações, um aspecto importante, que discutiremos neste livro, diz respeito à interdisciplinaridade que desde o início da década de 1970 vem exercendo influência no cenário educacional brasileiro, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 5.692/71 e se intensificou com a LDB Nº 9.394/96, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Nos estudos publicados por Ubiratan D’Ambrosio, o autor argumenta que a proliferação das disciplinas e especialidades acadêmicas e não acadêmicas conduz a um crescimento incontestável de poder associado a detentores de conhecimentos fragmentados. Para ele, o conhecimento fragmentado dificilmente poderá dar a seus detentores a capacidade de reconhecer e enfrentar tanto problemas quanto situações novas que emergem em um mundo com plexo (D’Ambrosio, 1997, p. 80). Como pesquisadora da interdisciplinaridade no campo pedagógico, Fazenda (2008) aponta o fato que desde a primeira produção sobre interdisciplinaridade no Brasil já se alertava, no campo epistemológico, sobre a necessidade de uma postura interdisciplinar do cientista: postura crítica, sendo este um sujeito que pensa na sua produção como uma totalidade, não como o fragmento de um processo unilateral. Em termos institucionais Pombo (2008) esclarece que a fragmentação tende a aumentar, porém, em termos conceituais e em termos de pesquisa há diversas atividades e inúmeras práticas no sentido da interdisciplinaridade. Em relação à prática de investigação interdisciplinar focalizada neste livro, originado de uma pesquisa de doutorado, será considerada a interconexão de dois contextos fundamentais, o epistemológico e o pedagógico, denominado A
Código: |
172144 |
EAN: |
9786555633191 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Raimundo Otoni Melo Figueiredo |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |