Os estudos e pesquisas sobre a história da Educação Matemática têm oferecido à comunidade acadêmica re-sultados importantes para a construção da memória da educação no Brasil. Essas pesquisas apontam caminhos teóricos e metodológicos para o exercício da construção histórica e formativa da ação docente nessa área de co-nhecimento. A narrativa histórica é construída a partir dos documentos impressos, dos testemunhos orais e dos artefatos materiais, uma vez que; nessa construção, cada historiador organiza as representações do contexto espaço-temporal que caracteriza as relações entre sociedade, cognição e cultura. Este livro reúne textos de professores-pesquisadores que discutem o uso dessas fontes em suas pesquisas sobre as matemáticas em jornais, revistas e periódicos. Trata-se de investigações feitas pelo Grupo de Pesquisa sobre Inter-relações entre História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM), da Faculdade de Educação, da Unicamp. O livro oferece aos educadores uma oportunidade de apreciar situações enriquecedoras para a sua formação, suas ações didáticas e para exercitarem habilidades de imaginar e refletir sobre os contextos da Educação Matemática em múltiplas situações históricas da educação brasileira.
Código: |
172650 |
EAN: |
9788578612580 |
Peso (kg): |
0,333 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Arlete de Jesus Brito |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |