Este livro aborda uma experiência prática no contexto da formação inicial de pedagogos, tendo o objetivo de desenvolver e analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito de medicalização na Educação. O processo de medicalização consiste na transformação de questões sociais, políticas e culturais, complexas e multifatoriais, considerando doenças sob um determinismo biológico, que, na Educação, atinge crianças e adolescentes que não se encaixam em padrões de normalidade aplicados ao aprendizado. Estudos apontam que os professores não conhecem esse fenômeno, então a aprendizagem de conceitos científicos sobre isso pode promover a conscientização, a compreensão do seu papel no enfrentamento e a elaboração de práticas pedagógicas nessa direção. A partir do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, foi realizado um experimento formativo, baseado na proposta de Davydov, com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública de Natal/RN. O experimento promoveu mudanças psíquicas, qualificou processos de pensamento para a aprendizagem conceitual sobre medicalização na Educação e contribuiu com a identificação de possibilidades de enfrentamento de fenômeno, sendo que o brincar foi apontado como opção pelos estudantes.
Código: |
25114 |
EAN: |
9788544441015 |
Peso (kg): |
0,460 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,64 |
Especificação |
Autor |
Achille Mbembe |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |