O que lazer e trabalho têm a ver com Macunaíma, a personagem-título de Mário de Andrade? 
Macunaíma é esse híbrido cultural brasileiro que, com muita ginga e preguiça, enfrenta o gigante capitalista Piaimã, o comedor de gente, a fim de recuperar seu talismã, a pedra muiraquitã. Na luta contra tal poder, Macunaíma emprega sobretudo a criatividade que sua vida de ócio lhe proporciona.
É por meio dessa surpreendente trilha que Célio Turino nos leva por uma reflexão ampla sobre a importância do ócio para uma vida mais gratificante e inteligente. 
Identificando a muiraquitã ao rio Tietê, Turino faz uma associação simbólica entre a perda da pedra e a perda do rio – antigo espaço de lazer da cidade de São Paulo – devida às ambições do progresso. 
Trata-se de leitura prazerosa, uma contribuição significativa do Senac São Paulo e do Sesc São Paulo para enriquecer as discussões sobre as políticas públicas de lazer nas metrópoles.
 
            
              
                
                  | Código: | 
                  220367 | 
                
                
                  | EAN: | 
                  9788539637652 | 
                
                
                  | Peso (kg): | 
                  0,420 | 
                
                
                  | Altura (cm): | 
                  21,00 | 
                
                
                  | Largura (cm): | 
                  14,00 | 
                
                
                  | Espessura (cm): | 
                  2,00 | 
                
              
             			
                        
              
                                
                  
                    | Especificação | 
                  
                
                
                                
                  | Autor | 
                  Célio Turino | 
                
                                
                  | Editora | 
                  SENAC SÃO PAULO | 
                
                                
                  | Ano Edição | 
                  2025 | 
                
                                
                  | Número Edição | 
                  3 |