Entendo que se possa ler a obra da artista niteroiense Natali Tubenchlak essencialmente a partir do seu lugar de fala: o de uma mulher numa sociedade latino-americana e, mais especificamente, brasileira. Eu diria que é como uma expressão e uma explicitação desse lugar de fala que toda a sua obra é construída, desde os primeiros trabalhos até os atuais. Esses trabalhos exprimem e explicitam esse lugar de fala, mostrando como a artista vê a si mesma e a sociedade à sua volta, mas também como ela e as outras mulheres são vistas a partir desse lugar. Podemos e devemos, portanto, falar de uma perspectiva não apenas feminina, mas também feminista para entendermos essa obra, já que ela reflete e problematiza o lugar das mulheres nessas sociedades, mesmo que reste ainda a pensar em que sentido essa obra é feminista. A meu ver, trata-se, na obra de Natali Tubenchlak, de um feminismo com traços de ecofeminismo. E se eu puder ser um pouco mais preciso e antecipar o viés a partir do qual pretendo abordar a sua obra, eu diria tratar-se, no trabalho dessa artista niteroiense, de uma certa articulação entre ecofeminismo, erotismo e melancolia que, pouco a pouco, vai ganhando a forma de uma articulação entre política e pornografia, dando origem àquilo que eu chamei de pornopolítica, no primeiro texto que escrevi para uma exposição sua.
Código: |
141300 |
EAN: |
9786586974591 |
Peso (kg): |
0,635 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
15,00 |
Especificação |
Autor |
Tereza Cláudio; Arijón Oliveira |
Editora |
EDITORA CIRCUITO |
Ano Edição |
2023 |
Número Edição |
1 |