De forma inovadora e dinâmica, os autores propõem-se a discutir a identidade da cidade e a ação política que se desenrola em seu contexto, incluindo debates sobre o planejamento urbano e a integração com outras esferas de gestão. Os autores deste livro crêem que deve-se constituir uma nova cultura de gestão de cidades capaz de estabelecer sua relevância na constituição da qualidade de vida da sociedade, em seu papel proeminente na iniciativa de promoção de políticas públicas e na promoção de nova governança. Ao mesmo tempo, cabe-nos fazer o debate sobre a identidade da cidade e da ação política que se desenrola em seu contexto, em meio à qual se constitui, em última instância, a identidade da própria sociedade. Podemos dizer que define-se aí o seu destino social. Cidades - identidade e gestão propõe-se a participar desse debate, a partir daquilo que se tem elaborado na Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo. Esta obra busca ampliar os termos em que o debate se coloca e procura contemplar seus diversos eixos de trabalho e as perspectivas. O livro se delineia a partir do projeto de reconstruir as perspectivas de nosso olhar sobre a própria cidade, considerando-a, seja a partir dos pressupostos de seu funcionamento e de sua gestão - dos alicerces a partir dos quais se torna possível a constituição de grandes conglomerados urbanos como os que nos propomos a comentar -, seja a partir da perspectiva inversa, de seu uso. Trata-se, nesse caso, da cidade vista como conjunto de ações e espaço de relações, conflitos e construções (o redesenho da cultura política e as mediações que intervêm no cotidiano). Basta ler o sumário da obra para constatar seu pioneirismo no quadro dos textos que têm focado a gestão urbana nos últimos 15 anos. A cidade, como mostramos aqui, não é vitrine, objeto de uso ou troca, mas laboratório duplo de constituição de identidades e de gestões construtoras de cidadania. Vários dos textos apresentados nesta obra indicam a particularidade do contexto atual na redefinição da identidade econômica e política da cidade, com desdobramentos para seu modelo de gestão, de modo que são fundamentais nos debates a necessidade de se construir uma ?gestão da mudança?, da identidade da cidade e as considerações sobre suas perspectivas e seu futuro.
Código: |
19342 |
EAN: |
9788502081758 |
Peso (kg): |
0,482 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Luís Roberto Alves |
Editora |
SARAIVAUNI |
Ano Edição |
2012 |
Número Edição |
1 |