• Estratégia Logística Em Empresas Brasileiras: Um Enfoque Em Produtos Acabados

Este livro procura auxiliar empresas e gestores no desenho de estratégias logísticas para produtos acabados, orientando e direcionando o planejamento e a tomada de decisão com relação às principais decisões referentes ao fluxo de produtos: (1) empurrar com base em previsões de vendas ou puxar pela demanda real; (2) centralizar ou descentralizar os estoques de produtos acabados e (3) fabricar para estoque ou contrapedido. O livro ainda trata das decisões sobre os recursos de produção e distribuição que vão apoiar a estratégia logística, possibilitando a empresas e gestores responder a questões-chave para o perfeito casamento entre fluxo de produtos e recursos:



Qual o CPV de um produto tido como de "alto custo adicionado"?

A partir de que giro dos estoques um produto pode ser considerado como de "alto giro"?

Quão curto deve ser o ciclo de vida do produto para classificá-lo como de "alta obsolescência"?

Qual a fronteira existente entre um produto de "pequena variabilidade nas vendas" e outro de "grande variabilidade nas vendas"?



As respostas a essas questões - obtidas por meio de pesquisa de campo conduzida em grandes empresas brasileiras listadas do Ranking Exame Melhores e Maiores - possibilitam não apenas direcionar a atenção dos gestores às características do negócio mais importantes para a estratégia logística, mas também avaliar o potencial de adoção de iniciativas como VMI, ressuprimento enxuto, ressuprimento contínuo, regime de produção Just in Time, Modelo Direto da Dell Computers, postergação das embalagens na HP, dentre outras, por parte de empresas que lidam com produtos acabados.



Leitura complementar para as disciplinas Introdução à Engenharia de Produção, Teoria Geral da Administração, Logística Empresarial, Gestão de Materiais, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção e Administração de Empresas. Leitura relevante para profissionais das áreas de estratégia, suprimentos, produção e logística e para aqueles interessados em gestão.



A Coleção Coppead de Administração é uma coletânea de artigos, ensaios e pesquisas organizados pelo Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos principais institutos de excelência no ensino e na produção de conhecimentos em Administração na América Latina. O Coppead vem desde 1988 veiculando publicações sobre temas atuais de administração de empresas, tornando-os uma referência út

Código: 51393
EAN: 9788522459216
Peso (kg): 0,335
Altura (cm): 24,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 7,80
Especificação
Autor Peter Fernandes Wanke
Editora ATLAS
Ano Edição 2010
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Estratégia Logística Em Empresas Brasileiras: Um Enfoque Em Produtos Acabados

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$72,00